Facebook

Mamotomia

A mamotomia é um tipo de biópsia que utiliza uma sonda especial com uma lâmina e um sistema gerador de vácuo, que permite a retirada de maior amostragem de material das lesões mamárias, do que na biópsia com pistola automática, aumentando a precisão diagnóstica.

A biópsia pode ser guiada por ultrassom ou por mamografia (estereotaxia), dependendo do tipo de lesão e de em qual método de imagem o achado é melhor identificado. No caso de mamotomia guiada por estereotaxia, a paciente é deitada em uma maca especial, a mama é comprimida, de forma semelhante à mamografia tradicional e a lesão é localizada e biopsiada.

Sempre é utilizada uma quantidade segura e eficaz de anestesia a fim de evitar a sensação de dor. Nos casos em que a lesão é totalmente removida, é possível a colocação de um clipe marcador de Titânio. Este clipe é inerte, não causa nenhum efeito colateral e permite a identificação do local da lesão, para o controle radiológico posterior ou para guiar o mastologista, no caso de necessidade de uma eventual cirurgia. No dia do exame, a paciente permanece na clínica por cerca de 2 horas, tempo que inclui o procedimento e o período de repouso e avaliação médica.

Disponível nas Unidades:
BLUMENAU:
Ecomax Mulher

 

• É necessário agendar este procedimento.
• O tempo médio para realização deste procedimento é de aproximadamente 60 minutos.
• O tempo aproximado de permanência na clínica é de 120 minutos, já que são necessárias orientações prévias, preenchimento de questionários com informações médicas relevantes, troca de roupas e observação após o procedimento.


faça seu PRÉ-agendamento


Selecione o exame e preencha os campos. Entraremos em contato para verificar a data mais conveniente para você.

seta